Nuno Vieira de Almeida

Pianista, estudou em lisboa com José Manuel Beirão e, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, em Viena com Leonid Brumberg e em Londres com Geoffrey Parsons.

Apresenta-se regularmente como pianista de Lied com os maiores cantores nacionais e grandes nomes internacionais (Gundula Janowitz, Peter Weber, Peter Jelosits, Ulla Gustafson, Gabriele Fontana, entre outros) em Portugal e no estrangeiro.

Deu em Portugal muitas primeiras audições de obras de compositores como: Schönberg, Webern, Wolf, Von Einen, Sckreker, Korngold, Weil, Bernstein e Britten. Em primeira audição mundial obras de: João Madureira, Carlos Caires, Constança Capdeville e Paulo Brandão.

Autor de diversos projectos de síntese musical com áreas como a pintura, o teatro e a poesia e de diversos programas de rádio: O texto e a Música (co-autoria com Yvette Centeno) e, em 2017, O Prazer da Performance.

Colabora regularmente em espéctaculos de teatro e cinema como intérprete e autor de bandas sonoras.

Alguns trabalhos e apresentações: Gravação da integral para canto e piano de Luís de Freitas Branco e Joly Braga Santos, assim como um duplo CD com obra para canto e piano de Fernando Lopes-Graça, com Elsa Saque; Gravação de um CD com obras de Lopes-Graça nunca antes gravadas com Ana Maria Pinto e João Rodrigues e um outro com obras de Viana da Mota; Recital Mozart em Viena com Peter Weber, Peter Jelosits e Gabriele Fontana; Recital Poulenc em Grenoble com Jenniffer Smith; Winterreise de Schubert com Peter Weber; Recital Fernando Lopes-Graça na Assembleia da República.

Inaugurou, com a soprano Elisabete Matos, o novo Forum Luísa Todi em Setúbal em Setembro de 2012, com um recital de canto e piano.

Foi correpetidor no filme The Giacomo Variations de Michael Stürminger, com John Malkovitch, Jonas Kaufmann, Miah Persson e Kate Lindsay.

Doutorado em Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa em 2015. É professor na Escola Superior de Música de Lisboa.