Susana Gaspar
Soprano, estudou no Conservatório Nacional de Lisboa, na Guildhall School of Music and Drama (Licenciatura e Mestrado em Canto) e no National Opera Studio (Londres). Foi 1ª classificada na 4ª Edição do Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. Em Londres, foi finalista no Concurso Richard Tauber (Wigmore Hall) e na Gold Medal (GSMD/Barbican Centre). Representou Portugal no Cardiff Singer of the World 2013.
Dos papéis operáticos destacam-se: Gilda Rigoletto para a Nevill Holt Opera, Violetta La traviata para a Hawke's Bay Opera (Nova Zelândia), Mimì La bohème para a Grange Park Opera e British Youth Opera (Londres), Paride Paride ed Elena com os Músicos do Tejo (CCB), Josephine Comedy on the Bridge, Lauretta Gianni Schicchi e Vi Blue Monday, estes últimos no Teatro Nacional de São Carlos.
Participou no estúdio de ópera da Royal Opera House (Jette Parker Young Artists Programme - JPYAP, 2011/13), onde cantou Barbarina em Le nozze di Figaro, Contessa di Ceprano em Rigoletto, Giannetta em L'elisir d'amore, First innocent em Minotaur (Birtwistle), Papagena em Die Zauberflöte e Voz do Céu em Don Carlo. Ainda na ROH foi a understudy para os papéis de Susanna em Le nozze di Figaro, Gilda em Rigoletto, Mimì em La bohème, Adina em L'elisir d'amore e Magda em La rondine. No Linbury Theatre da ROH cantou numa produção encenada de Les nuits d'été (Berlioz), e Aurore em Le portrait de Manon (Massenet), ambas gravadas para a editora Opera Rara.
Projectos recentes incluíram: estreia nos Proms e gravação da Semiramide (Rossini) para a Opera Rara e gravação de árias e duetos com a Royal Philharmonic Orchestra.